Pesquisa personalizada

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Como funciona um refrigerador frost free

Para quem está pensando em trocar seu refrigerador velho e está com uma dúvida cruel, se compra um refrigerador frost free mesmo sendo mais caro, aqui você resolverá seus problemas.
Vou explicar rapidamente como funciona o sistema frost free, que traduzindo quer dizer, sem camada de gelo.
A grande diferença de um refrigerador frost free é vista em seu congelador, pois o mesmo não cria nenhum gelinho sequer, somente dentro das forminhas de gelo é claro.
Em um refrigerador comum a serpentina, por onde passa o gás frio refrigerante, é disposta em torno da parede do congelador, fazendo com que toda a parede fique bastante fria. Isso faz com que nela condense toda a humidade daquele ambiente, da mesma forma que acontece com um copo de cerveja gelada em dias quentes. Essa água condensada congela e acaba ficando depositada nas paredes, ocupando um espaço maior que as coisas lá dentro.

Com Funciona o Split Inverter

Em um refrigerador frost free, a serpentina fica afastada da parede e posicionada em um sistema chamado de condensador. Nesse sistema somente o ar frio, que é assoprado por um ventilador, entra no compartimento dos alimentos, mantendo o ambiente seco e sem gelo.
No compartimento do condensador e só lá, cria gelo sim, mas o mesmo é derretido e evaporado de tempos em tempos automaticamente pelo aparelho, através de resistências elétricas.
Por existir essas resistências elétricas, que o refrigerador frost free gasta mais energia que os normais. Mas mesmo assim gasta menos que uma lâmpada incandescente ligada o dia inteiro.
Quem tem um refrigerador do tempo da minha avó, vale a pena economizar uma graninha e trocá-lo por um refrigerador frost free, pois o retorno na conta de luz será rápido.

Espero ter sido claro com esta explicação.

Não esqueça de deixar seu comentário.

176 comentários:

  1. oii!!!
    Sarita,
    Feliz Natal!!!
    E um próspero ano novo cheio de saúde ,amor, felicidade e sucesso.
    http://i242.photobucket.com/albums/ff73/recadosimagens/graphics/miscelaneas/natal/000feliznatal3.gif
    bjs...bye!!!

    ResponderExcluir
  2. Virei fã do Blog, muito bem elaborado e esclarecedor( para pessoas como eu então....rsrs).
    Parabéns
    wagnerwcg

    ResponderExcluir
  3. ola colefa ta a fim de trocar links?
    veja
    http://www.toquesgratis.cla08.net
    http://www.vidasemdrogas.cla08.net
    http://www.aprendagratis.cla08.net
    http://www.receitas.cla08.net
    http://www.guiadesexo.cla08.net
    mande email claudio@cla08.net

    ResponderExcluir
  4. Sobre o que disse: "Mas mesmo assim gasta menos que uma lâmpada incandescente ligada o dia inteiro."
    Vale ressaltar que ela gasta o dobro de uma geladeira comum, e uma de 400lt por exemplo, pode chegar a custar R$400 por ano de eletricidade.
    A comodidade de não necessitar de descongelamento pesa no bolso para comprar e depois na conta de luz.
    Este papo de lampada incandescente foi o que ouvi de um vendedor das Casas Bahia.
    []s
    Rivaldo

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários.
    Mas eu só queria dizer que as informações de consumo foram baseadas no manual do usuário de um refrigerador GE. E não fiz nenhum teste específico para comprovar essa informação.
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela explanação, sinceramente não sabia qual e como era a diferença entre um refrigerador convencional e um frost free, parabens e muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Esclareceu sim!
    E muito obrigada por explicar, essa dúvida me seguia...
    Estou casando por esses dias e na hora da compra do refrigerador, foi um tormento, logo eu não entendia NADA!
    Márcia Lu da Costa.
    Teresina Piauí...
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos.
    Comprei uma geladeria bosch frost free e depois de alguns meses ela começou a ter um cheiro forte muito ruim, pelo lado de fora, Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o costume de ler comentário nos blogs, até por falta de tempo, mas por acaso lendo, deparei-me com seu comentário a respeito do cheiro ruim exalado da sua geladeira. Examine atrás de sua geladeira, próximo ao motor ou ao lado, deve haver uma caixa coletora, que constantemente vive cheia de água. Providencie, com muito cuidado para não danificar os tubos de gás que estão próximos a esta coletora, uma limpeza com qualquer produto caseiro, de preferência cheiroso. Pronto verás a diferença de odor dentro de seu ambiente. Me desculpe pela resposta ser atrasada dessa forma, mas como disse antes, não tenho hábito de ler blogs, Ok? Espero ter ajudado com minhas informações e boa sorte!!!

      Excluir
  9. Ao que comprou o produto Bosch Frost Free. Ligue para a Bosch e depois conte para nós aqui...
    É que estou querendo comprar uma geladeira e estava namorando uma que o meu cartão oferece...é uma Bosch 416 L. Fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
  10. Daniela Silva Bueno Marques31 de agosto de 2009 16:56

    Me ajudem numa coisa? Estou a procura de um refrigerador novo, já que vou me casar. Pensei que por ser apenas meu noivo e eu não preciso de algo muito grande. Ok! uma dúvida já sanada. O que está me impedindo mesmo na decisão é: A marca do refirgerador. Todo mundo fala da Brastemp em tudo quanto é fórum a gente vê falarem de Brastemp: http://forum.shopping.uol.com.br/Bosch-ou-Brastemp_t_294078
    Mas e os outros modelos? Por vezes encontro um refrigerador da Consul bem mais em conta. O que devo levar em consideração? minha necessidade? preço ou a marca? Abraços e aguardo....obrigada

    ResponderExcluir
  11. muito bom! eu também achei um guia de compra de refrigerador frost free
    Sorte

    ResponderExcluir
  12. comunicaçao clara e objetiva. impossivel nao entender.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela clareza das informações! Apesar de ser um artigo informal, supriu tudo o q eu precisava saber a respeito de refrigeradores frot-free.

    ResponderExcluir
  14. Olá!agradeço pelo esclarecimento,agora sei com clareza oque é um refrigerador fros-free,obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Comprei a geladeira marca bosch frost free, adorei. Só que o gás acabou rapidinho, menos de 3 anos, o técnico me disse q o gás q vem nela é um tipo q nao afeta a camada de ozônio. Tudo bem, mas depois q trocou o gás eu acordo todas as noites com os estralos q ela provoca e é assim o dia todo. O técnico m,e informou q é excesso d gás. Será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente e excesso de gás tome cuidado para que não sobre carregar o compressor e causar dois problemas, baixa compressão ou queimar do motor

      Excluir
  16. A Minha é uma GE e sempre fez estalos, desde nova. Já tenho ela uns 5 anos.

    Falow.

    ResponderExcluir
  17. Só para ajudar um pouco na explicação,um refrigerador frost free tem um congelador menor que o convencional +/- 40%,mais caro mais consumo e menos espaço

    ResponderExcluir
  18. Olá tenho uma frost free electrolux c/ dois anos de uso e há uns dois meses passei a notar que está criando uma camada de gelo na parte superior (teto do freezer), poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, tive esse problema e troquei o sensor que fica atrás do painel e foi resolvido o defeito, ou seja, acúmulo de gelo no compartimento superior. Espero ter ajudado.

      Excluir
  19. queria saber se é normal o refrigeradpr frost free nunca desligar como a geladeira comum faz? e fazer barulho alto?

    ResponderExcluir
  20. a quem tiver duvidas sobre aquisição de uma geladeira frost ou não: não comprem geladeiras com marcas de eletrônicos como bosch, samsung etc. pois tenho uma samsung que vou ter que jogar fora pois não acho peças.

    ResponderExcluir
  21. ana paula rio de janeiro15 de abril de 2011 21:40

    Oi tudo bem ? adorei a sua explicação, simples e muito objetiva; tirou a minha dúvida no mesmo instante. obrigado!!

    ResponderExcluir
  22. Muito esclarecedor....
    Claro, simples e objetivo.
    Obrigada pela explicação!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, tenho uma Bosch Intelligence Frost Free 44: o congelador dela funciona perfeitamente, mas a parte de baixa nao está gelando, parece até que só gela de dia e de noite nao gela nada. Quando coloco na temperatura +2, ele sempre pula para +4... o q eu devo fazer...

    ResponderExcluir
  24. caro anônimo! faça o seguinte: (caso tenha outro refrigerador para colocar suas coisas) descongele-a totalmente deixando-a desligada e com as portas abertas durante 4 dias ou mais, feito isso ligue-a novamente e observe se a parte de baixo ira refrigerar normalmente, se após alguns dias o problema retornar,
    pode ter certeza que está "bloqueando". Esse é um termo que os técnicos usam quando o refrigerador não está ligando e desligando automaticamente. Dai caro amigo, se vc tiver uma pessoa de confiança que lhe faça o reparo...primeiro o quase impossível será achar peças mas quem sabe...lhe digo com toda clareza pois já passei por isso. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  25. olá . É normal o gelo evaporar (ate sumir completamente) das forminhas, depois de formada as pedrinhas?

    ResponderExcluir
  26. olá claudia! poderia ser mais clara, assim poderei ajuda-la.

    ResponderExcluir
  27. Questão: Sempre que preciso de gelo,NUNCA TENHO!!!!
    Coloco agua nas bandejinhas para formação de gelo; a agua vira gelo mas após algum tempo (não sei precisar quantos dias), o gelo começa a evaporar (diminuindo o seu volume), até evaporar completamente, deixando apenas um pozinho (que acredito que seja o cloro da agua), no fundo dos cubos das bandejas.

    Perguntei a vários conhecidos meus se isso ocorre nas suas Geladeiras frost free, e todos disseram que nunca repararam isso, pois eles tem sempre gelo, apenas um me informou que já reparou que após um longo tempo - meses - sem uso do gelo, o volume do gelo é reduzido.

    (frost free consul crb36 300l).

    obrigada
    Claudia

    ResponderExcluir
  28. diminua a regulagem do seu refrigerador e ponnha agua 100% filtrada nas forminhas e observe.

    ResponderExcluir
  29. Já uso a regulagem no nivel minimo, tanto da geladeira quanto do congelador, pois o movimento de abertura da porta da geladeira é minimo. A agua que utilizo é para consumo, é 100% filtrada.

    ResponderExcluir
  30. oi cláudia, comentei a respeito do seu problema com um amigo meu que é técnico e ele disse que ha possibilidade do seu problema estar relacionado ao gás do refrigerador. consulte alguma assistência técnica da sua região, pergunte a vários técnicos e tire suas conclusões, ok?
    abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  31. Estou com o mesmo problema da Claudia. Estava procurando na internet algo que esclarecesse minha dúvida e vim parar no seu blog.
    Achei que todas as frost free faziam isso: deixavam a gente sem gelo.
    Confesso que também fiquei com implicância com a Consul. O meu modelo é exatamente esse da Claudia e meu pai quer comprar uma geladeira frost free. Estou desrecomendando a Consul....

    ResponderExcluir
  32. Ah, eu também deixo meu refrigerador no mínimo, pois moro sozinha... Ou seja, também não é isso...

    Paula

    ResponderExcluir
  33. Só corrigindo, condensador é a "grade" preta que fica localizada na parte traseira do refrigerador. A parte interior responsavel por refrigerar se chama evaporador.

    ResponderExcluir
  34. Eu comprei uma Consul´faz 2 anos e não recomendo: barulhenta, congela frutas e legumes no gavetão e ao diminuir o termostado forma uma camada de gelo dentro do saquinho que estraga as verduras. O atendimento ao consumidor é pessimo.
    E mesmo a Consul estando nova vou vende-la e já estou procurando por uma Brastemp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma Consul Bem estar há 2 anos e estou satisfeito!

      Excluir
    2. Tenho uma Consul Bem estar há 2 anos e estou satisfeito!

      Excluir
  35. o problema de evaporação do gelo está ligado diretamente ao próprio sistema de funcionamento desse tipo de geladeira. Pois esse sistema ressaca a umidade do ar dentro da geladeira e com o ar muito seco o gelo vai se evaporando aos poucos durante vários dias ou semanas ou meses, por um fenômeno físico chamado de sublimação (o mesmo que ocorre com naftalina que vai evaporando diretamente do estado sólido para o gasoso sem passar pelo estado líquido). Se as fábricas desse tipo de geladeira colocassem um sistema umidificador de ar interno na geladeira junto com o sistema de refrigeração isso nao aconteceria. MAS A SOLUÇÃO É A SEGUINTE: SE VOCÊ FOR DEIXAR AS FORMINHAS DE GELO MUITAS SEMANAS OU MESES DENTRO DO CONGELADOR SEM USÁ-LAS (EM ÉPOCAS DE INVERNO POR EXEMPLO, ENVOLVA-AS EM FILME PLÁSTICO OU QUALQUER SAQUINHO PLÁSTICO BEM VEDADO, SEM FURO ALGUM E FECHE BEM A BOCA DO SACO DE MODO QUE O AR SECO DO CONGELADOR NAO TENHA CONTATO DIRETO COM O GELO. ASSIM SÓ O FRIO DO CONGELADOR É QUE CONGELARÁ A ÁGUA DAS FORMINHAS E ENTÃO ELAS NÃO EVAPORARÃO NUNCA, AINDA QUE FIQUEM CINCO ANOS DENTRO DO CONGELADOR SEM SEREM USADAS.

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma Bosch frot free e estou muito arrependido. Com 1,5 anos e queimou o compressor e não consegui mais que funcionasse. Na verdade nunca funcionou corretamente, as vezes chegava a congelar as verduras. Agora enche de gelo nas serpentinas e não gela corretamente rendo que fazer o descongelamento.

    ResponderExcluir
  37. adorei terei minha duvida
    comprei uma frost free ontem sei que ñ vou min arenpender

    ResponderExcluir
  38. minha sogra trocou de geladeira consul duplex por uma brastemp frost free e a conta de luz caiu em torno de 50% ela esta super satisfeita com a compra pois já se pagou sozinha com a economia de luz

    ResponderExcluir
  39. Olá, Comprei um refrigerador frostfree da consul dias 26 de Dezembro, no manual não fala nada sobre sinais sonoros, acontece que ela vive disparando um sinal sonoro tipo despertador, e fica com as 3 luzinhas do led de temperatura piscando simultaneamente, e só para quando tipo da tomada, infelizmente mesmo assim não está gelando, não coloquei nada quente dentro dela. Alguém pode me ajudar????? Grata; Rosa

    ResponderExcluir
  40. Para a Rosa
    Vi no endereço a seguir um caso semelhante ao seu. Parece que tem algo a ver com o sensor de temperatura ou problema na variação da tensão da eletricidade da companhia de energia da sua cidade. Dê uma olhada neste endereço: http://www.eletrodomesticosforum.com/perguntaserespostas/refrigerador-brastemp-frost-free-alarme-tocando-e-leds-piscando

    ResponderExcluir
  41. gostei das explicações, foram esclarecedoras, obrigado

    ResponderExcluir
  42. Comprei um refrigerador Frost Free RGF390 da GE, meu marido acha ela barulhenta... na verdade ela até é, mas do que o Refrigerador que eu tinha da Brastemp... Só que oque esta mais me encomodando é que ela esta congelando meus alimentos... já baixei o fuxo de ar para minimo, e nível 1 de temperatura... mas continua congelando, fruta,suco...oque devo fazer sendo que só faz 3 meses que a tenho?

    ResponderExcluir
  43. Os refrigeradores mais modernos geram possuem temperaturas variadas no seu interior, para um melhor desempenho nos diferentes tipos de alimentos. Sempre coloque as frutas e verduras no gavetão, ou então nas prateleiras mais abaixo, onde a temperatura é mais alta. Se colocar frutas nas prateleiras superiores, onde geralmente colocamos bebidas, certamente elas irão congelar.

    ResponderExcluir
  44. Comprei uma GE frost fere RFGE465I e está sendo o meu maior pesadelo, ela fica apitando o tempo todo. Hora fica mudando para a função FÉRIAS, hora fica piscando o botáo de trava. Liguei no suporte e me pediram para desligar esperar 10 segundos e ligá-lá novamente. Esta agora é minha rotina noturna, acordada de madrugada com os apitos ir até o refrigerador desligar, ligar novamente e voltar para a cama. NÃO COMPREM ESTE REFRIGERADOR caso queiram dormir em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema..
      Só que no GE RF710. Após 3 meses de uso começaram os apitos. Apita e fica mudando de função.
      A assistencia trocou o painel em Janeiro de 2013 e os apitos pararam.
      No mes de março de 2013 deu problema de congelamento excessivo no freezer (parte de cima) e de não gelar o refrigerador (parte de baixo). A assistência trocou peça e funcionou.
      Agora mês de Maio de 2013 ela está com dois problemas: Display voltou a apitar / bipar e piscar e o refrigerador não está gelando.
      GE é uma bela buxa. Pra quem estiver pensando em comprar refrigerador, pense duas vezes, ou melhor... não compre GE.
      Daniel

      Excluir
  45. Olá
    Me chamo Jonatas

    tenho uma Electrolux Frost Free DF37
    As duas partes estavam ficando de 2 a 3 dias normal e depois ficava de 6 a duas semanas desligada.
    Chamei um tecnico e o mesmo disse que o Timer estava desregulado.
    O problema tinha sido amenizado.

    Mais duas semanas depois a parte de baixo a Geladeira esta desligada já tem duas semanas limpei afastei uns 15 centímetros da parede regulei para o médio nível de refrigeração e nada.

    se alguém sabe como processeder me ajude

    ResponderExcluir
  46. EU TENHO UMA GELADEIRA CONVENCIONAL, QUE NÃO PUXA QUASE NADA DE ENERGIA. MINHA CONTA DE LUZ ERA 40,00, AGORA QUE MINHA FILHA VEIO MORAR COMIGO, ELA TROUXE UMA GELADEIRA FROST FREE DELA, DUPLEX, E MINHA CONTA DE LUZ DOBROU PRA 80,00!!!! ELA NÃO É TÃO ECONOMICA COMO FALAM. EU POSSO DEIXÁ-LA DESLIGADA? SEM CAUSAR DANOS À MESMA? AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  47. Entrou em contradição no final quando diz que consome mais que os "normais" por causa de resistências e diz em seguida que vale apena comprar fost free que o retorno da conta de luz será rápido...???? eu hem? decide isso ai!

    ResponderExcluir
  48. Minha frost free começou a fazer um barulho estranho; quando abri vi que meu filho tinha deixado um gato lá dentro!!!!!

    ResponderExcluir
  49. minha frost free brastemp de 10 anos parou de funcionar a refrigeraçao da geladeira embora o congelador está congelando normalmente, o que eu faço, preciso de orientaçao, nao é problema de borracha de vedaçao e de falta de circulaçao do ar frio na geladeira. preciso de orientação.

    ResponderExcluir
  50. Oswaldo disse:

    Olá "Anônimo(a)" da mensagem de 28 de junho, tudo bom?
    Aqui, me conta uma coisa! Como vc sabe que a circulação dela parou de funcionar? Vc não ouve mais o barulho do ventiladorzinho (ventoinha) q há dentro dela que faz o ar circular? Se for isso então o que deu problema nela foi só esses pequenos ventiladores embutidos por trás dela que estão queimados ou queimou algum fusível deles, mas nada que seja caro. O problema é que não dá para falar um diagnóstico exato à distância. O negócio é que vc vai ter que chamar algum técnico (geralmente chame uns três diferentes, se não cobrarem visita, é claro), pois há maus profissionais que sempre querem inventar defeitos que nao existem para poderem cobrar mais caro. A não ser que o primeiro técnico já cobre um valor baixo que faça valer a pena nao perder tempo em chamar outros dois.
    Um abraço.
    D.a

    ResponderExcluir
  51. bom dia!

    Conforme já comentado por usuarios o sistema de ventilação, que é realizado por um micro ventilador "semelhante ao do computador pc" este ventilador faz a circulação forçada no congelador. A refrigeração inferior acontece por tranferencia do ar do congelador para o refrigerador, a falta de frio na parte inferor poderá ser problema de interrupção da passagem de ar ou problema no termostado que regula o frio da parte inferior.
    tive este problema, demontei minha geladeira e identifiquei placas de gelo obstruindo a passagem de ar e també este mesmo gelo impedia o funcionamento do ventilador.

    pessoal o tempo de desmontagem/ montagem não passa de 2 horas, apenas deve haver cuidado adicional com o isolamento termico da cerpentina, pois é de isopor e fragil.

    tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
  52. oi meu nome é barbara. chamei um tecnico ele me cobrou 260, e disse que tem que trocar o bimetal e a palca sensor pois é por isso que ele não esta gelando em baixo pois não ta fazendo o degelo. e nem desligando. ele esta correto? ou ta querendo meter a mão , e verder peças o bimetal ja vi outros depoimentos agora a placa sewnsor?
    Vi que a saida de ar estava obsruida, depois de 24h descongelando de porta aberta me parece normal!!
    o que faço??

    ResponderExcluir
  53. Tenho uma geladeira frost free, acanei de comprar, mas reparei que ela ja estavs ligada a 12 hs e ainda nao tinha parado de funcionar...isso e assim mesmo, fica ligada direto? Me ajudem muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora para responder. Mas vc já descobriu o problema de geladeira? Nos mantenha informado para que possamos ajudar.

      Excluir
  54. tenho um frost free a um ano ja parou de funcionar 3 vez não congela e o tecnico disse que o motor esta com baixa rotação por este motivo não funciona .quer que eu pague o valor de R$ 630,00 para trocar o motor ,sera que vai fucionar. alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia nos dizer qual a marca da geladeira? Porque por este valor será melhor comprar uma nova de melhor qualidade.
      Ats.

      Excluir
  55. Boa noite, tenho uma geladeira facilite frost free 342 L cônsul

    Ela tem apresentado um vazamento de água
    Pelo menos uma vez por semana, não consegui idetificar
    Por onde ela vaza, só sei que a água desce por baixo
    Da gaveta de legumes, o que pode ser ?
    Att!
    ,

    ResponderExcluir
  56. Bom dia;
    Um refrigerador frost free acumula um pouco de água em uma bandeja que fica na parte de baixo do motor, proveniente da etapa de descongelamento automático como explicado no post. Verifique se vc não encostou o refrigerador muito perto da parede e não deslocou essa bandeja que é de plástico.
    Aqui no sul onde moro, em dias onde a umidade do ar está muito alta a água se condensa pelo metal externo do refrigerador e contra isso não tem o que fazer.
    Se vc descobrir o problema deixe aqui seu comentário para ajudar outros leitores.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  57. O refrigerador FROST FREE pode causar algum mal a saúde se o alimento guardado nele não for tampado????? E necessário tampar os alimentos neste tipo de refrigerador? Porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que isso seja um mito, porque com relação a saúde dos alimentos um refrigerador frost free e um comum é a mesma coisa.

      Ats.

      Excluir
    2. Obrigado,
      Parece que isto é um mito mesmo...rs

      Excluir
  58. Obrigado, muito útil sua postagem.
    Ignorava bastante esse assunto.

    ResponderExcluir
  59. oi!acabei de comprar uma frost free consul CRM45 simpesmente adooorei!!só pra ter uma idéia após ligar conforme as instruções 2 horas depois ela ja tinha gelo!!queria ter certeza de como seria frost free entãopor sorte achei esse blog !!muito obrigado!![ah!só queria esclarecer que não é a marca mas sim o produto!!tchau e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, bom proveito de sua frost free.

      Excluir
  60. COMPREI UMA FROST FREE ELETROLUX DF 36A, ELA FICA O TEMPO TODO LIGADA E FAZ UM BARULHÃO E AINDA AS LATERAIS FICAM AQUECIDA. ISTO É NORMAL? MEU ESPOSO ESTÁ ARREMPEDIDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as frost free fazem uns estouros na sua carcaça por causa das mudanças de temperatura na sua fase de descongelamento e também é normal as laterais ficarem aquecidas, isso inclusive tem um aviso no manual.
      Quanto a ficar ligada o tempo todo eu não sei dizer, só se esse refrigerador já trabalha com uma tecnologia que ao invés de ligar a desligar o motor para controlar a temperatura ele simplesmente reduz a velocidade. Isso gera uma boa economia de energia.
      Dá uma olhada no manual e nos diz.

      Excluir
  61. Olá, queria saber se os refrigeradores frost free ficam sempre armados, ou seja, são diferentes dos outros que armam e desarmam de tempo em tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ele liga e desliga igual aos outros.
      Se ele nunca desliga o motor, pode ser que seja uma nova tecnologia. Isso deve estar expresso no manual.
      Caso contrário ele está com algum problema.

      Excluir
  62. Oi, preciso de orientação. Como funciona aquele teste do Inmetro que avalia o consumo energético dos refrigeradores? Vou morar sozinha e estou na dúvida que tipo de refrigerador comprar. Costumo fazer comida para levar pro trabalho pelo menos 3 X por semana, e gosto de manter sucos, frutas e legumes na geladeira. Atualmente uso uma Consul degelo seco com mais uma pessoa e ela tem servido bem... Lembro que quando era nova nem pesava na conta de energia elétrica, aí está minha dúvida, porque acho esse sistema prático e econômico. Além disso o espaço que tenho disponível na cozinha do Ap. é reduzido e a menor frostfree que achei (Consul 300 L) tem 62 cm de largura. As Electrolux com degelo prático (ou alto limpante) com a mesma capacidade tem somente 55 cm de largura e, se for considerar a tabela do Inmetro, consomem a metade de energia que uma frostfree ou duplex (cycle defrost). Gostaria então de esclarecer se o consumo apresentado pela tabela do Inmetro para as geladeira de uma só porta é o consumo real (ou seja, incluindo pelo menos duas ou três aberturas de porta por dia), e se, no meu caso, poderia compensar comprar uma duplex cycle defrost, apesar de na tabela do Inmetro consumir o dobro de energia? Tantas dúvidas, mas espero que tenha me entendido e possa me ajudar! Parabens pelo blog! Ate, Bi@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar responder algumas coisas, hehehe.
      Primeiro, os testes do INMETRO são estatísticos avaliando a média de utilização do refrigerador em uma família média. Umas 3 ou 4 pessoas. Com portaria regulamentada em 2006.
      Nesse link http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/refrigeradores.pdf vc pode verificar os testes de consumo realizados em diversos refrigeradores. São muitas variáveis, como por exemplo a composição do gás utilizado para refrigeração e a composição da espuma de vedação etc.
      Realmente como vc disse, os refrigeradores frost free são maiores, por causa do espaço separado para o compartimento condensador como explicado no post.
      A sua utilização do refrigerador é muito pequena, neste caso vc vai ter que pesar a questão da economia de energia associada ao conforto da necessidade do descongelamento.
      Obrigado pela sua participação neste blog.

      Excluir
  63. POr favor me ajudem...
    tenho um refrigerador frost free electrolux df38 e com apenas 2 anos começou a funcionar somente o congelador, o refrigerador ( a parte de baixo ) não funciona. chamei um tecnico e o mesmo falou que era a REDE SENSORA q esta com problema...me cobrou r$ 320,00..o ar de cima não passa pra baixo, será se o problema é esse mesmo??? consultei o valor do tal sensor ..r$ 54,00....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando os valores de 320 para 54 isso dá 266 reais de mão de obra. É bastante.
      Mesmo considerando o deslocamento, frete da peça, etc.
      Eu acho que tem como negociar um valor menor aí.

      Ats.

      Excluir
  64. Valéria
    oi comprei uma geladeira frost free da eletrolux essa de inox por fora e desde que liguei ela, escuto barulhos estranhos como se estive ""caindo gelo"" dentro dela que negócio é esse????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, vc acertou. Realmente é gelo caindo. Esse gelo é formado ao redor da serpentina que fica no compartimento condensador. Quando a frost free entra na fase de descongelamento esse gelo se desprende e em alguns casos faz barulho sim, conforme descrito no post.

      Excluir
  65. Ola tenho uma frost free digital da eletrolux 500 mas não estou satisfeito pois em dias de festa ela me deixa mal. Ao colocar carnes cervejas no frizer tudo descongela até as formas de gelo. É claro que tenho que abrir várias vezes a porta pois é la onde guardo os alimentos. Depois da festa tudo vira gelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por ser digital ela deve ter uma configuração específica para festas. Leia bem o manual que vc deve encontrar a solução.

      Excluir
  66. OLA.
    na sua opiniao , qual é melhor, no frost ou Frost Free ? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Frost ou Frost Free é só duas formas diferentes de chamar a mesma tecnologia.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. No Frost: Sem Congelamento / Frost Free: Livre de Congelamento

      Excluir
  67. oi tenho uma eletrolux DF46 com menos de uma ano de uso ela começou a congelar tudo na parte de baixo, inclusive gavetas de verduras, acionei a assistencia tecnica, agora seis meses depois voltou a congelar tudo de novo e olhando aqui na net descobrir qye tem varias pessoas com o msm problema. É uma falta de respeito com o consumidor pq são produtos caros sem garantia de ser bom.

    ResponderExcluir
  68. Alguem pode me dar uma luz?
    Tenho uma Brastemp com ulguns anos de uso.
    Problema: o eixo do micro desgastou e travou mas não queimou, daí o original custa uma fabula então optei por um paralelo, menos da metade do preço. Rodou algum tempo mas acabou dando o mesmo problema.Como a parte eletrica estava boa resolvi o problema com um raio de roda de bicicleta velha catado no ferro velho e de graça, só foi cortar na medida e trocar, é a mesma espessura e aço bom.

    Mas o meu problema é oseguinte: a temperatura no freeer chega a -20ºC e mas na parte de baixo não passa de 8ºC, antes chegava acongelar quando ligada no maximo A ventoinha é a mesma,as borrachas estão boas o frio não desce simplesmente.
    Algem teria ideia do que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiveram alguns comentários aqui no blog sobre problemas parecidos e estava relacionado a um controlador de temperatura...

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção.

      Estou em duvida quanto ao BIMETAL. Qual a função dele? Seria desligar só o compressor e o resto do sistema permanecer ligado? E a que temperatura? Com isso a ventilação forçada continuaria jogando o frio para baixo desobstruindo o evaporador? O reservatório que
      funciona como dissipador de calor chegou derreter porque está sempre seco,e, tambem o relê de degelo não faria sentido pelo pouco tempo que a resistencia funciona não sei se a cada 12 ou 24 horas. Testando-se o BIMETAL com o multimetro terá que ter continuidade? Porque tenho um usado para trocar mas não dá.

      Deixei ligada no maximo e no freezer chegou a -30ºC e a parte de baixo 5ºC, mas para isso funcionou durante uma noite ininterrupta.
      Nem siquer desligou pelo termostato.

      Lembrando que quando estava normal,chegava a temperatuas negativas na parte de baixo.

      Aguardo ajuda de algum amigo para não ter que trocar peças desnecessáriamente.

      Excluir
    3. Pois é. Não posso te ajudar muito, mas o Bimetal é um sensor de temperatura elétrico mecanico. Um relé que abre a fecha conforme a dilatação diferenciada dos diferentes metais com a mudança de temperatura.
      Medindo com o multímetro ele tem que medir continuidade em temperatura ambiente e aberto em baixas temperaturas.

      Excluir
    4. Obrigado pela atenção.
      De antemão agradeço pela ajuda.
      Você tem razão seria isso mesmo, mas no caso aqui o bimetal funciona ao contrario, ele arma com temperaturas baixas (-16ºC/-22ºC segundo os fabricantes),o meu, original de fabrica marca -16.7ºC. Testei mais dois, um novo e outro usado,todos ok,em temperatura ambiente não dá passagem, só gelado.

      Função do bimetal:Ligar a resistencia de degêlo, mas convenhamos: Se o evaporador estiver bloqueado e a uns -15ºC ele não vai armar,a resistencia não vai ligar e não vai fazer degêlo formando um ciclo vicioso.E outra, o tempo que o relê de degêlo fica armado não é o suficiente caso o evaporador esteja bloqueado (virou uma pedra de gêlo). Motivo pelo qual alguem em resposta manda desligar a geladeira por uns dois dias.

      Caso algum amigo tenha o diagrama eletrico e possa disponibilizar agradeço, pois o meu está ilegivel,e seria nescessário conferir todas as ligações. O modelo é Brastemp BRG39ECAAB

      Tenham todos um bom fim de tarde.

      Excluir
  69. Boa Noite,
    Acabei de adquirir uma GE ingenius de 445l a 2 meses e meio, logo no dia seguinte percebi que só a parte de cima estava congelando e embaixo ficando sem ar frio ou seja ficando natural sem refrigeração, não cheguei a entrar em contato com a GE mas pesquisando pela net existe muitos casos deste em outras marcas também, percebo que as frosfree ta dando muito dor de cabeça aos consumidores mas que as comuns, mas voltando ao caso da minha geladeira vi que eles da GE pedem que retire tudo de dentro da mesma por um periodo de 8,12 ou 24hs e religue na potencia maxima, nao explicam porque disso o estrabho é que é uma frosfree entao nao preciso fazer isto, voltando ao caso um tecnico diz a um consumidor na net que isso ocorre em alguns modelos em casos de pico de tensão bem na hora do descogelamento isso acaba que ela nao completa o ciclo e nao normaliza mais e ai bloqueia a passagem para baixo e que o ideal seria um estabilizador para nao ocorrer mais ai fica dificil comprar uma frosfree e conecta-la a um estabilizador, ok! fiz isso e 12 hs liguei novamente ja faz tres dias ta tudo ok... percebo que ela aciona e desliga o motor normalmente.. o que seria isso? pode voltar a acontecer de novo o tecnico tem razão?como proceder neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o técnico tem razão sim. Porque esse problema está relacionado ao controle eletrônico do refrigerador. Os picos de tensão geram ruídos deixando os controladores eletrônicos doidinhos. Desligando eles resetam e voltam a funcionar normalmente Um bom filtro de rede deve resolver o problema. Qual a sua cidade e a prestadora de energia ?

      Excluir
  70. Minha geladeira é uma Brastemp Clean 352L, modelo BRM39. Por descuido, deixei a geladeira ligada com a porta aberta durante uma noite inteira (cerca de 6h), desde então, só esfria o congelador, a parte de baixo não gela. 1º deixei ela uns dois dias desligada, troquei o controle eletrônico, que realmente estava queimado, vi pelo cheiro. Depois troquei o fusível térmico e nada, continua o mesmo defeito, nada de gelar em baixo. Já ouvi falar de um tal de bi-metal, mas não sei que peça é essa, nem sei se o modelo da minha geladeira tem essa peça.
    Alguma ideia do que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bimetal é um sistema antigo de controle de temperatura. Não sei se os refrigeradores modernos ainda o possuem. Aconselho vc chamar uma autorizada. Depois nos conte o resultado.

      Excluir
  71. ola !
    Eu comprei um Refrigerador frost free
    só tem um probrema, de vez enquando
    ela fica dando uns estralos eu queria saber se isso
    é normal ou não, me ajude .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal. Se vc acompanhar os comentários irá verificar várias reclamações sobre isso. Não sei se com o tempo diminui os estalos ou a gente acostuma.
      Falow.

      Excluir
  72. Ola gostaria de saber qual adiferença entre um refrigerador frost free com aquela grade que fica atras ou sem aquela grade(serpentina)?
    Qual comprar?

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade isso não faz nenhuma diferença no funcionamento. Vai depender da cabeça do engenheiro que projetou assim.
      Vai na mais barata delas. heheh.

      Excluir
  73. Perfeito11111111 Entendi o que era FROST FREE

    ResponderExcluir
  74. Bom dia,
    estou satisfeita com resposta...

    ResponderExcluir
  75. BOA TARDE TENHO UMA FROST FREE ELETROLUX DF38, ELA FICA O TEMPO TODO LIGADA E FAZ UM BARULHÃO TIPO QUE O VENTILADOR LIGADO ISSO INCOMODA MUITO E AINDA AS LATERAIS FICAM AQUECIDA. ISTO É NORMAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As laterais ficarem aquecidas isso é normal, conforme diz no manual. Dá uma olhada no manual para ver se esses seus problemas são normais.

      Excluir
  76. bom dia me ajude por favor ,tenho um refrigerador bosch kdn 47 há uns 3 anos e meio e agora veio dar defeito não esta refrigerando nem congelando chamei um técnico ele trocou o gás e nada trocou o filtro e nada disse pra mim que da energia light que devo acionar e que a energia não esta suficiente para o refrigerador como pode ter então funcionado esses anos,li que pode ser o relé ,será ? me ajude

    ResponderExcluir
  77. o que é o relé e o termoestato no fros free ,já que no modelo bosch kdn 47 é uma placa existente no frezer e um botão na parte inferior que so abre comportas para gelar mais ou menos .meu refrigerador qdo funcionando soltava um vapor forte ,agora isso acabou por que ? me ajude .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relé e termostato são componentes mais rudimentares. O mesmo pode ser realizado através de semi condutores.
      Já ouvi dizer que o refrigerador bosh utiliza um gás ecológicamente correto, diferente do CFC que agride a camada de ozônio e esse gás tende a durar menos ocorrendo o problema de não gelar mais.

      Excluir
  78. Olá estava lendo os post e percebi que as electrolux tem data marcada para dar problemas ,sempre com 2 anos e tenho uma electolux frost free df38 que há 5 dias começou a dar problemas ,primeiro ela parou de gelar a parte inferior ,2 dias depois a parte supeiror parou tb e formou gelo e ficou com as as passagens obstruídas ,deixei degelar e retirei aquela primeira tampa e liguei novamente ela voltou a gelar mas aquele ventilador que joga o ar para baixo não está funcionando ,gostaria de saber se seria apenas fusível ou será que precisarei trocar o sensor ,prefiro eu mesmo fazer essa troca pois aqui onde moro só tem técnico enrolador ,será que podem me ajudar? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fusível queima com um excesso de corrente, então se ele estiver queimado mais alguma coisa também está. Não posso te ajudar, espero que mais alguém aqui no blog possa dar uma luz para nós.

      Excluir
  79. Super bacana saber disso,comprei a pouco tempo uma geladeira frost free, mas esta acontecendo de criar peliculas de gelo no congelador. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente isso vem da umidade do próprio alimento. Ou então da abertura frequente do congelador entrando em contato com a umidade do ambiente externo.

      Excluir
  80. Olá, meu nome é Cláudia, tenho uma geladeira da marca GE , frost free. Confesso que não gostei dela na parte do congelador. Costumo congelar pão francês em saquinhos plasticos, aí o problema... até o 3º dia consigo consumí-lo, descongelando em temperatura ambiente ou no microondas, mas depois de 3 dias não dá para consumi-lo, pois fica com um gosto estranho. Alguém já teve esse problema? Será que é defeito da minha geladeira ou todas frost free deixa esse gosto no alimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que isso aconteça com qualquer refrigerador novo. Esse gosto deve vir do plastico novo e das borrachas. Tente limpar conforme procedimento descrito no manual.

      Excluir
    2. Obrigada. Já efetuei limpezas algumas vezes, já tenho a geladeira há uns 10 meses. o cheiro e gosto que fica no pão parece que é de gás. acho estranho, pq eu fecho bem o saquinho plastico... o que você acha?

      Excluir
    3. Pois é. O gás iria vazar para fora e não dentro do refrigerador. Se vc fecha bem o saquinho não tem porque uma contaminação externa estar afetando. O que pode ser é a temperatura. Tente alterar a temperatura do congelador e fazer uns testes.

      Excluir
  81. ola meu nome e sarah comprei no dia 16 de março de 2013 uma geladeira frost free da consul que no mesmo dia apresentou defeito ela não estava congelando liguei pra loja que no outro dia fez a troca e ate hoje acho que ela não gela eu vendia picolé e parei de vender pois ela não congela só congela água e sucos no congelador se eu colocar de um dia para o outro quase não gela e horrível e normal uma frost free não congelar na parte que e pra gelar bem os alimentos mais fria nao gela e um horror estou muito arrependida por ter feito essa compra, e horrível esta geladeira frost free da consul não aconselho a ninguém a comprar.

    ResponderExcluir
  82. ola meu nome e sarah comprei no dia 16 de março de 2013 uma geladeira frost free da consul que no mesmo dia apresentou defeito ela não estava congelando liguei pra loja que no outro dia fez a troca e ate hoje acho que ela não gela eu vendia picolé e parei de vender pois ela não congela só congela água e sucos no congelador se eu colocar de um dia para o outro quase não gela e horrível e normal uma frost free não congelar na parte que e pra gelar bem os alimentos mais fria nao gela e um horror estou muito arrependida por ter feito essa compra, e horrível esta geladeira frost free da consul não aconselho a ninguém a comprar.

    ResponderExcluir
  83. ola meu nome e sarah comprei no dia 16 de março de 2013 uma geladeira frost free da consul que no mesmo dia apresentou defeito ela não estava congelando liguei pra loja que no outro dia fez a troca e ate hoje acho que ela não gela eu vendia picolé e parei de vender pois ela não congela só congela água e sucos no congelador se eu colocar de um dia para o outro quase não gela e horrível e normal uma frost free não congelar na parte que e pra gelar bem os alimentos mais fria nao gela e um horror estou muito arrependida por ter feito essa compra, e horrível esta geladeira frost free da consul não aconselho a ninguém a comprar.

    ResponderExcluir
  84. Alguem sabe dizer se uzar motres de geladeira FF e depois desligar por um tempo muito longo mais de 2 meses da algum tipo de problema no motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas podem ocorrer como qualquer motor elétrico que fica parado por muito tempo. Vai depender do ambiente que ela ficar parada, como umidade incidência de sol, poeira, etc.
      Bem conservado pode ficar parado por um bom tempo.

      Excluir
  85. Na minha Electrolux Frost Free DF37 o problema foi no timer, como li que a pessoa q o trocou logo depois teve problema no termostato e depois na corrente nem me dei ao trabalho de trocá-lo, vai p o lixo mesmo depois de 4 anos... viva a obsolescência e dane-se o meio ambiente! Obs: vale a pena assistir ao filme "The Light Bulb Conspiracy", de 2010.

    ResponderExcluir
  86. Apesar de o artigo falar que a geladeira gastar mais energia, no final ele diz que é bom trocar porque ela se pagaria com a economeia de energia. Qual das afirmações esta correta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o texto diz que ela se pagaria com a economia de energia que dizer que a frost free é mais econômica que os refrigeradores antigos como aqueles da nossa vó.
      Quando diz que o frost free gasta mais é em comparação com os refrigeradores novos que possuem o descongelamento manual.

      Excluir
  87. por que eu estou achando que meu refrgerador naõ esta gelando o sfisiente que era para esta gelando o que tenho que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero regular meu refrigerador frost free

      Excluir
    2. Se vc colocar no máximo e ele continuar não gelando a contento vai precisar chamar a assistência da garantia.

      Excluir
  88. me tirem uma duvida tenho um refrigerador GE ingenius de 445L fros free e percebi que as carne nao congela de virar uma pedra de gelo como os outros refrigeradores comum gostraria de saber se as carnes nao estragam tipo se eu for viajar e ficar um mes fora e voltar de viagem a carne vai esta boa pra consumi-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que vá estragar sim. Porque o meu congela e fica como uma pedra mesmo.
      Acho que ele está com problemas.

      Excluir
  89. meu refrigerador frost free nao esta fazendo gelo nem nas forminhas de gelo ele so esta esfriando mas nada oque sera me ajudem por favor..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um sintoma de algum vazamento de gás. Entre em contato com a assistência técnica e depois nos retorne com o resultado.

      Excluir
  90. olá boa noite eu comprei uma geladeira frost free da brastemp só que ela não está congelando os alimentos da parte do freezer eu gostaria que alguém me ajudasse..queria saber tbm a quanto insufra na parte do freezer e da geladeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes isso acontece.
      Tive um amigo que comprou um carro zero e o ar condicionado não gelava. Na concessionária verificaram que faltava gás no compressor.
      Pode ser esse o problema do seu refrigerador.
      Falow.

      Excluir
    2. Alô blogueiros!!! Sou técnico em refrigeração e gostaria de esclarecer dúvidas a respeito do problema do gelo nas forminhas desaparecerem com o tempo, como aconteceu com algumas geladeiras. É preciso ter um pouquinho de paciência e verificar se quando o motor/compressor desligar automaticamente(não confundir com o motor do frost free que fica no congelador,e sim aquele lá embaixo na parte de tráz da geladeira)se o motor do frost free ainda permanece ligado, se isso acontecer o gelo vira água e evapora. A função do frost free é de passar o frio do congelador para o refrigerador através do difusor, isso com o motor ligado, quando desligado o frost free também deverá desligar.

      Excluir
  91. Eu tenho uma geladeira electrolux Frost free e neste mês não estou percebendo o desligamento da mesma acho que está ficando ligada direto e com isso tive um aumento na minha conta de luz qual será o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está com problema no seu sistema de controle de temperatura.
      Deve estar gelando bastante os alimentos.

      Procure a sua assistência.

      Excluir
  92. Olá,por favor, se puderem me esclarecer uma dúvida fico imensamente mais confiante pra chamar o temido técnico! rs
    Tenho há mais ou menos 5 anos uma geladeira frost free brastemp modelo BRM49EBANA, o congelador está funcionando perfeitamente, mas a geladeira não gela mais desde ontem. Portanto, fatos: o motor funciona, a luz ta acesa quando a porta abre....mas ela não gela. Como proceder? Um problema que posso resolver por mim mesma ou a assistência é a única saída?
    Obrigada!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema já foi discutido aqui no blog anteriormente.
      Esse problema está associado a um entupimento onde o ar frio não passa do congelador para o resto do refrigerador.
      Dê uma pesquisada aqui no blog.
      Ats.

      Excluir
  93. Bom dia!

    Comprei uma Brastemp frost free 429 litros e faz um barulho danado. Queria saber se isso é normal? Frost free faz mais barulho do que a convencional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião faz mais barulho sim.

      Excluir
  94. qual a velocidade do ventilador interno da geladeira flostfree ds 420 e se o mesmo para automaticamente e normal respondame por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele para sim ao atingir a temperatura ideal. A velocidade varia muito de marca e modelo, não sei dizer.
      Ats.

      Excluir
  95. Boa noite. tenho uma geladeira de 3 anos que o primeiro técnico diagnosticou com problema no motor do ventilador, na hélice, capa e vedaçao. o segundo técnico constatou apenas problema no motor do ventilador e o trocou por um que ele disse estar novo, estava apenas fora da embalagem mas não foi usado. o serviço ficou ótimo. a geladeira , uma crm 35 frost free biplex da consul não estava congelando e o refrigerador só refrescava. Ficou uma beleza. Porém após 15 dias do conserto o freezer começou a fazer de um apito de som grave, que vai aumentando e parece um avião decolando. Tenho que desligar a geladeira porque parece que vai explodir ou pegar fogo. Mais tarde ligo na tomada novamente, elas faz uns estalinhos até ligar e mais tarde começa o barulhão . Já diminuí a intensidade da temperatura mas nãoadiantou. O tecnico que fez o serviço não fez corretamente ou esse já é outro defeito? Agradeço desde já a atençao e aguardo sua resposta por favor. Deus te abençôe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que foi por isso que o outro técnico orçou todo o conjunto. Um problema na vedação pode ocasionar um novo problema no motor ou então uma folga na hélice deixa ela fora do centro ocasionando o erro.
      Chame o técnico novamente para dar a garantia.
      Ats.

      Excluir
  96. Ops! desculpe, me enganei com o modelo da geladeira para qual pedi orientação aí em cima. O modelo é CONSUL CRM 45. O restante da descrição está correto. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite. Fico muito grata pela sua resposta que achei que faz muito sentido. O tecnico veio ver o que estava acontecendo e não notou nada de errado. Trocou o ventilador por outro e disse para observar a geladeira. Só não sei como sugeriria a ele essa observação que você fez, caso ela volte a apresentar esse mesmo problema. Aproveitando a oportunidade queria contar que nesse meio tempo desde que enviei o 1º comentario descobri que dando umas pancadinhas no interior do freezer, um pouco abaixo da localizaçãao do ventilador o barulho para, vindo a se manifestar novamente de forma aleatoria, as vezes mais uma vez ao dia e outras vezes um pouco mais. Falei isso para o técnico mas ele não disse nada. Você tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Mais uma vez te agradeço muitissimo e que Deus te abençôe sempre, inclusive também por esse maravilhoso serviço prestado a todos nós. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, li sobre seu comentário e resolvi responder, como técnico em refrigeração de vo esclarecer que o congelador de seu freezer está apresentando excesso de gelo na evaporadora, que aumentando o volume de gelo, faz com que a élice do motor do frost free encoste nessa camada de gelo apresentando o tal barulho. Consulte um outro técnico para providenciar a troca dos sensores(degelo e campo). Espero ter ajudado... boa sorte!!!

      Excluir
  98. Boa noite. Gostaria de agradecer a atenção dispensada pelo COMO FUNCIONA e pelas suas sugestões.Suas respostas foram bem oportunas e me ajudaram bastante. Anônimo da resposta acima.

    ResponderExcluir
  99. Bom dia. Alguém sabe me dizer se a bosch intelligent 44 possui grade de proteção do motor? Ocorre que há uma hélice (ou coisa parecida) ao lado do motor que poderia machucar um animal ou criança. Eu gostaria de isolar o contato com essa peça. Existe um jeito?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer. Vamos ver se aparece alguém aqui que saiba responder.

      Excluir
  100. Tenho uma frost free Consul, dias desses esqueci a porta entreaberta, agora ela parou de congelar os alimentos do congelador e tem um monte de gelo dentro deste compartimento. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desliga ela da tomada, espera uns 5 minutos e depois liga novamente para ver se volta a funcionar. Nesse meio tempo limpa o gelo que formou.
      Poste o resultado para nós. Obrigado.

      Excluir
    2. Desliguei, deixei algumas horas e religuei. Voltou a funcionar normalmente, porém hoje observei que todas as saídas de ar da caixa do congelador estavam entupidas de gelo e o gelo já estava se espalhando para dentro do congelador...

      Excluir
  101. tenho uma RGF390 e ela parou de acumular agua no reservatorio e esta jogando a agua para dentro o que seria isso

    ResponderExcluir
  102. oi deixo aqui minha duvida comprei um refrigerador eletrolux 553 litros frost free e ela ta criando gelo no fundo do congelador e nas prateleiras são camadas finas mais é normais?

    ResponderExcluir
  103. Gostei! Já deu pra dar uma boa aclarada na mente.

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde, por favor, tenho uma geladeira Electrolux RDE 30 Super degelo autolimpante que começou a fazer um som estranho, como se fosse o ruído de um relógio que avisa que algo está pronto, um tipo de plin, e reparei que o frizer não está gelando, o que pode ser? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando o que descrevi, as vezes o ruído parece um estalo de metal. Obrigada

      Excluir
    2. Procure um técnico q saiba fazer isso

      Excluir
  105. comprei uma frosfree marca consul. Percebi que ela não desliga em momento nenhum , isso é normal?

    ResponderExcluir
  106. gostaria de saber se é normal a geladeira frost free dc 33 de da eletrolux não degelar, quando está muito quente a temperatura externa +- 40°c, acontece com a minha, o detalhe que ela não desliga e a placa da geladeira cada vez mais fica com gelo.

    ResponderExcluir
  107. tenho uma geladeira frost free qdo a queda de energia e qdo desliga a energia por algum motivo ela naum volta a funcionar.... demora as veses horas ate voltar mas semre fiko na espectativa ke naum volte.... ja chameu varios tecnicos e eles simplismente desconhecem o motivo... algume pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa trocar fusível térmico, caixa de controle (tbm comando eletrônico) e unidade de degelo

      Excluir
  108. A minha Brastemp frost free nao desliga mais. Mas não deixa a desejar no congelamento de alimentos e refrigeração na parte inferior

    ResponderExcluir
  109. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  110. Boa Noite! Alguém me ajuda por favor!!!
    Minha geladeira Consul Bíplex fross free tem mais ou menos uns 15 anos e não quer congelar mais, e a parte de baixo quase não gela mesmo com o termostato no máximo.
    Já foram trocados: SENSORES, MÓDULO DE POTÊNCIA, BIMETAL, RELÊ E VENTILADOR...Não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. olá estou com problemas se alguém puder me ajudar agradeço moro na área rural e a energia chega na minha casa 90v e a geladeira não arma o motor eu tinha uma geladeira antiga e funcionava bem e agora comprei uma brm48 Brastemp e não
    funciona o que faço

    ResponderExcluir
  113. Boa noite, preciso de uma orientação sobre minha geladeira Bosch intelligent Fros free 44. No painel que fica em frente alguém mexeu e agora desgelou, seria possível me informar como deveria deixar o ponteiro que marca o Fast Frezing e do extra cool?
    Agradeço a atenção,
    Aguardo,
    Areli Campos

    ResponderExcluir
  114. Bom dia! O motor da minha geladeira queimou, o rapaz trocou e agora ela fica fazendo um barulho estranho, como se estivesse pingando água em óleo quente, o barulho é alto. Fica assim o tempo todo! Dia e noite!! Ligamos e ele disse que é normal, que com o tempo para. Será?

    ResponderExcluir
  115. Tenho uma Brastemp Frost Free Clean a 16 anos e uma excelente geladeira funciona tudo muito bem, só que a questão de 1 mês vem fazendo um barulho muito alto dentro do freezer e mesmo com a porta fechada incomoda muito e principalmente nas madrugada, alguem tem alguma dica ou solução?

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget